A Pedagogia Waldorf nasceu no início do século passado, com Rudolf
Steiner, filósofo alemão, que estabeleceu as bases da Antroposofia, que
aglutina um vasto leque de conhecimentos científicos e espirituais,
tanto do Ocidente, como do Oriente.
A Pedagogia Waldorf surgiu no decorrer dessas pesquisas na esfera da
educação, onde Rudolf Steiner inseriu as suas teorias, de forma prática,
em salas de aula. A grande missão da Pedagogia Waldorf consiste em
considerar o aluno como um ser integral, dotado, além do seu
corpo físico, de corpos subtis, como o corpo etérico, anímico e
espiritual. Assim, o professor Waldorf tem como tarefa perceber que a criança é um ser dotado de aptidões e talentos que precisam ser despertados e encaminhados de forma harmoniosa.
Na
época, esta visão pedagógica revolucionou o ensino académico, que se
baseava em excesso de estímulos intelectuais, e o tornou mais
consciente em relação à profundidade do universo infantil.
Rudolf Steiner ofereceu diversas ferramentas didáticas, ensinando os professores a como envolver a criança com narração de contos e histórias, aproximando-a da natureza, mostrando como partir de exemplos do dia-a-dia para explicar os conceitos abstratos, transformando as aulas, dessa forma, em vivências ricas e profundas.
Cabe
a um professor Waldorf trazer o mundo para a sala de aula. Para isso,
ele deve ser um artista, e todo o ensino, uma obra de arte.
Nas escolas Waldorf, o ensino artístico é muito valorizado,
como mediador entre a atividade pensante e a atividade física, pois
através da arte, o sentimento flui como elemento regenerador e
harmonizador.
Desse
modo, nas escolas Waldorf, as aulas de música, canto, pintura,
recitação de poemas e euritmia (arte do movimento) encontram lugar de
destaque.
Nas
aulas de trabalhos manuais, as crianças aprendem a tecer, tricotar,
costurar, modelar e a trabalhar com madeira, esculpindo, forjando,
criando, e, reconhecendo nesses trabalhos, as conquistas da humanidade
ao longo de sua história. É também uma forma de se ter contacto com a
matéria, além de ser estimulado o ritmo, a vontade e o respeito pelos
trabalhos manuais.
Outra
particularidade das escolas Waldorf, é que não se utilizam livros
didácticos, deixando que os alunos construam seus próprios livros,
anotando e desenhando nos seus cadernos, dando vida, criatividade e
individualidade ao seu próprio material didáctico.
As
notas também não fazem parte da Pedagogia Waldorf, por não
representarem a totalidade da criança. O professor Waldorf acompanha,
lecionando na mesma classe por oito anos seguidos, o que lhe permite
conhecer profundamente cada aluno e apoiá-lo nos seus talentos e
dificuldades.
Na
visão de Steiner, todo ensino deveria ser terapêutico. Leva-se sempre
em consideração a faixa etária de desenvolvimento da criança e do
jovem, os chamados seténios, que auxiliam na elaboração e exploração do
conteúdo das aulas.
A
Pedagogia Waldorf incentiva nas crianças a visão de que o mundo é bom,
no primeiro seténio, de que o mundo é belo, no segundo seténio e de
que o mundo é verdadeiro, no terceiro seténio. Possibilitando que as
crianças vivenciem essas imagens no dia-a-dia da escola, esses ideais
florescem como qualidades anímicas e mais tarde, no adulto, se tornam
traços positivos de carácter.
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