O desenho das crianças evolui com a idade e não se rege pelos padrões estéticos dos adultos. A evolução é semelhante na maioria das crianças, estando, no entanto, dependente de diferenças individuais de temperamento e sensibilidade, bem como da estimulação e reforço que são dados pelas pessoas que a rodeiam.
No final do 1º ano de vida, a criança já é capaz de produzir os primeiros traços gráficos, uma vez que já há domínio da sua motricidade e coordenação visual e motora. A criança é capaz de agarrar o lápis e exercer pressão sobre a folha de papel, deixando a sua marca.
A.S. e G.J. já conseguem fazer "bóuas" |
O desenho é apenas uma acção sobre uma superfície, a criança sente prazer ao constatar os efeitos visuais que a sua acção produz. Esta fase é conhecida como fase dos rabiscos ou garatujas, uma vez que os desenhos da criança são, sobretudo, linhas ou traçados arredondados formando turbilhões. Nestes desenhos a cor tem um papel secundário.
A.D. a escolher a cor e M.F. a pintar |
Neste dia o grupo fez um desenho explorando os guaches sólidos, material que adoro e que deixa uma marca fantástica com a vantagem de não sujar :)
Todos eles gostam imenso dos guaches, acho que até preferem aos lápis de cor ou cera :)
Sem comentários:
Enviar um comentário