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sexta-feira, 4 de abril de 2014

Projeto Curricular "A arte das emoções"



Uma grande emoção é por demais egoísta;
absorve em si própria todo o sangue do espírito, e
 a congestão deixa as mãos
demasiado frias para escrever.
Três espécies de emoções
produzem grande poesia –
emoções fortes e profundas
ao serem lembradas muito tempo depois;
e emoções falsas, isto é,
emoções sentidas no intelecto.
Não a insinceridade, mas sim,
uma sinceridade traduzida,
é a base de toda a arte.

Fernando Pessoa


Sandra Abafa *
 * trabalhos de Sandra Abafa poderão ser visualizado aqui

Assim inicia este projeto...
 
"Pensar nas emoções é pensar em nós próprios, é uma viagem intrínseca ao pensamento que não se vê, ao pensamento que brota do mais profundo modo de sentir, de ser e de agir.

Estruturar a personalidade é um processo rico, dinâmico e repleto de emoções, no qual a infância passa despercebida. O que importa é o que a criança sente e nunca como sente.
Questionar uma criança sobre o que sente implica uma reação rápida e muito pouco esclarecedora, e muitas vezes um simples “não sei” é entendido pelo adulto como resposta normal face à idade da criança. Como educadora, questionei a razão desta pergunta.
Foi esse o impulso temático deste projeto, pela prática, pelo público, pela nossa sociedade, acreditamos que deverá surgir no Jardim de Infância a pergunta “como sentes?” em vez de “o que sentes?”. E é acreditando na força única deste “como” que propomos esta viagem magnífica de sensações que brotam da alma, de sonhos feitos de mil cores no qual o destino será uma floresta encantada de sentimentos, habitada por dragões de incerteza que abalam a estrutura da razão… É, sem dúvida, o que pretendemos na nossa sala, na nossa realidade e atualidade, preparar as crianças para chamar e saber o nome das emoções. “Não poderia fazer parte do papel da escola aprendermos todos juntos a chamar as nossas emoções pelos nomes?” (FILLIOZAT)

Não é tarefa fácil! Será que sem sabermos o nome das emoções, conseguimos gerir ou ensinar a geri-las?

São vários os autores nas áreas de conhecimento da psicologia e educação que nos permitem ter a convicção da importância das vivências afetivas no desenvolvimento das competências cognitivas e como se inter-relacionam, citando Jean Piaget “a infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”.
Neste projeto de A Arte da Emoção pensamos igualmente numa educação globalizadora, integrante que potencia, valoriza e promove a capacidade de observação, sentido crítico, transformação, exploração, vivência das Emoções (auto-expressão e hetero-expressão) e desenvolvimento da criatividade das crianças, possibilitando-lhes diversidade de experiências educativas e curiosidade em conhecer o mundo que as rodeia.
Escolhida a temática coletiva, o trabalho pedagógico assenta em boas práticas educativas que promovem o desenvolvimento da aquisição de valores, como a interajuda, a amizade, igualdade, autonomia, felicidade, respeito e responsabilidade. Valores estes, que apresentados desde cedo às crianças, promovem o seu desenvolvimento pessoal e social através de experiências de vida democrática, onde prevalece a partilha, a aceitação e a compreensão."

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