Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Amamentação: um acto de amor




O que é essencial saber
Antes de qualquer coisa, conheça os pontos básicos da amamentação:
  • Quando o bebé pega bem na mama, a amamentação não deve doer.
  • O bebé tem que colocar quase toda a aréola dentro da boca para mamar.
  • Quanto mais o bebé extrair, mais leite a mãe vai produzir.
  • O tamanho do peito não tem nada a haver com a produção de leite.
  • Um peito que produz leite suficiente não fica, necessariamente, a pingar.
  • O leite só aparece três ou quatro dias depois do parto, é assim com todas as mulheres. O que vem antes é o colostro e é ótimo para o bebé, mas a quantidade é pequena.
  • É normal o bebé perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias. Ele nasce com uma "reserva" e volta a ganhar peso à medida que o leite "sobe" e se vai habituando à amamentação.

Preparar-se para amamentar
O seu próprio corpo é o principal responsável pela preparação das mamas para a amamentação, portanto o mais importante mesmo é preparar seu espírito. Para isso, o melhor a fazer é informar-se o máximo possível sobre o assunto antes do bebé nascer.

Esteja preparada para as dificuldades, mas não precisa ficar apavorada. Use toda a ajuda possível enquanto estiver na maternidade, pois lá existem pessoas especializadas e que cuidam disso todos os dias. Faça perguntas e tire todas as dúvidas que passarem pela sua cabeça, se as suas dúvidas não forem esclarecidas, contacte associações ligadas ao apoio do aleitamento materno, onde existem Conselheiras em Aleitamento Materno (CAM).

Não dá para saber durante a gravidez se você vai ter muito leite ou não. O
tamanho do seio e o facto do peito já ter vazado ou não, não têm nada a haver com a produção de leite depois que o bebé nasce.

Informe-se também sobre situações especiais: quem
fez redução de mamas, quem pôs silicone ou quem tem mamilos planos ou invertidos certamente poderá ter dúvidas. 

É preciso comprar alguma coisa? 

Você não vai precisar de nenhum equipamento especial (dá para se organizar sem eles). Mas talvez valha a pena já ter em casa absorventes de amamentação, pomada de lanolina pura e conchas de silicone que deixam o mamilo "arejando", além de ajudar na formação do bico.

Sutiãs de amamentação também são práticos. Tenha pelo menos dois, porque eles precisam ser lavados com frequência (ficam com cheiro de azedo!).

A poltrona de amamentação também não é essencial. Você pode optar pelo sofá, pela cama ou por uma poltrona comum. O importante é estarem confortáveis.

Também não precisa pensar em comprar uma
bomba extratora de leite enquanto ainda estiver grávida. Espere para saber se terá necessidade e como vai fazer para continuar a dar de mamar quando voltar a trabalhar.
 
Como amamentar

Em primeiro lugar, saiba que não é preciso lavar nem limpar o peito antes de dar de mamar.

Cada mamada pode durar uns meros 5 minutos até 40. Tudo depende da criança. No início é mais demorado, mas com o tempo a criança pega.

Certifique-se que escolhe um local confortável antes de começar. O ambiente é muito importante, especialmente nos primeiros dias da amamentação, quando você ainda está a adaptar-se e a aperfeiçoar a técnica.

Se você é do tipo de pessoa que se distrai fácil, procure um lugar mais tranquilo para se sentar. Por outro lado, caso ache que vai ficar entediada na solidão, sente-se em frente à televisão. O ideal é ir testando diferentes locais da casa até achar um que resulte. Relaxamento é a palavra-chave aqui.

Segure o bebé de modo a que os seus braços e as suas costas não fiquem doridos. A indicação é "levar o bebé à mama", e não "levar a mama ao bebé".

Tenha travesseiros e almofadas (não precisam ser necessariamente especiais para amamentação) por perto. Encontre uma
boa posição para si e para o bebé antes de iniciar.

O segredo para a amamentação sem dor é uma boa pega. A pega correta requer que o bebé abocanhe o mamilo e uma boa parte da aréola. O ideal é que não dê para ver quase nada da parte mais escura da mama, fora da boca do bebé.

Se estiver a doer, interrompa a mamada colocando o dedo mindinho entre a gengiva da criança e o mamilo, para desfazer o vácuo, e comece de novo. Uma vez que a boca do bebé esteja bem encaixada, ele encarregar-se-à do resto. 

Possíveis problemas
Embora as mulheres, há séculos, dêem de mamar aos seus filhos, o início nem sempre é fácil. Nas primeiras seis semanas, à medida que a produção de leite se ajusta e o bebé aprende a mamar, você poderá apresentar:
  • Ingurgitamento: seios cheios demais ou duros
  • Mastite: inflamação ou infecção nas glândulas mamárias, com febre acima de 38,5 cº
  • Dor nas mamas

Como enfrentar as dificuldades

Algumas mulheres adaptam-se à amamentação com rapidez e sem enfrentar grandes dificuldades. Mas muitas mães de primeira viagem acham o processo complicado.

Por isso, se você estiver a sentir algum desanimo, lembre-se de que não é a única. Antes de desistir, converse com seu médico (se o mesmo for a favor da amamentação), procure as associações de apoio ao aleitamento materno ou fale com amigas ou colegas que estão amamentar ou já amamentaram.

O aleitamento requer prática. Tenha paciência e encare cada mam
ada como mais uma experiência para a sua aprendizagem. Experimente novas posições, pois às vezes o bebé dá-se melhor a pegar por outro ângulo. E lembre-se de que a maioria dos problemas relacionados à amamentação é temporária.

Procure ter paciência. Às vezes pode parecer mais reconfortante dar logo um biberão de leite adaptado e ver que o bebé está a alimentar-se. Não ceda à primeira, a essa possibilidade, mesmo que seja sugestão do médico pediatra ou da enfermeira. Insista tudo o que puder na amamentação. Se não der mesmo, aí você sempre terá a possibilidade de recorrer ao biberão.

De quanto em quanto tempo é preciso dar de mamar?
Nos primeiros dias, ofereça a mama ao bebé sempre que ele chorar, ou demonstrar que quer mamar (procura o peito, fazendo biquinho, "mamando" o braço ou a roupa). A produção de leite é estabelecida pelo estímulo da boquinha do bebé. Quanto mais ele extrair, mais leite você vai produzir.

Com o tempo, você vai saber quando
o bebé está bem alimentado.

A indicação é dar de mamar mais de 8 vezes durante as 24 horas do dia (ou seja, no mínimo de 3h em 3h). Os especialistas recomendam que, nos primeiros tempos, você não deixe o bebé dormir mais de três horas seguidas sem mamar.

Se o bebé não quiser acordar, você pode tirar a roupinha, mudar a fralda, e, em último caso, dar um banho. 

Amamentar faz assim tanta diferença?

Sim, amamentar faz MUITA diferença. O leite materno é o melhor alimento para o bebé. Esse é o consenso entre médicos (bem informados e conscientes das orientações da Organização Mundial de Saúde) e cientistas do mundo todo. É verdade que nem sempre a amamentação é fácil.

Com um pouco de paciência, determinação e bastante informação você, como tantas outras mães que podem enfrentar
dificuldades no início, tem todas as hipóteses de dar mama com sucesso, ao seu bebé.

Veja abaixo alguns bons motivos para fazer de tudo para dar o seu leite ao seu bebé:
  • O leite materno faz com que o bebé tenha menos risco de ficar doente no primeiro ano de vida. Ele terá menos hipóteses de ter doenças chatas e perigosas como gastroenterite, pneumonia, bronquiolite, infecção urinária e até dermatite.
  • Dar o peito faz bem para a mãe também. Além de gastar calorias, ajuda a protege-la contra alguns tipos de cancros, como o da mama e o do ovário. Também protege contra a osteoporose.
  • O leite materno é um alimento completo, que contém pelo menos 400 nutrientes, além de hormónios e substâncias que combatem doenças, e que não podem ser encontradas na fórmula artificial. Também vai-se adaptando às necessidades do bebé conforme ele cresce.
  • A amamentação ajuda a construir a relação entre você e seu filho. Ao amamentar, existe um contacto único do bebé com sua pele, o seu cheiro e o seu aconchego.
  • O leite materno é de graça e as fórmulas infantis pesam bastante no orçamento.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida das crianças, e a manutenção do leite materno na alimentação até 2 anos de idade ou até mais.


Clique aqui para ter acesso ao 10 factos sobre amamentação, segundo a OMS.


Sem comentários:

Enviar um comentário