Translate

quinta-feira, 22 de março de 2012

A importância de brincar ao ar livre - 21/10/11

Quando pensa na sua infância, de que brincadeiras se lembra melhor?
Das horas passadas em casa ou das corridas, do jogo da macaca e dos saltos na lama?
O mais normal é recordar-se das brincadeiras com amigos ou irmãos ao ar livre. Ninguém constrói grandes memórias a brincar sozinho e em casa.

A conclusão é de um estudo de 1994 que mantém a sua actualidade. Michael L. Henniger, investigador da Universidade Ocidental de Washington, partiu das recordações que 150 jovens adultos tinham das suas brincadeiras enquanto crianças. Mais de 75 por cento recordou as actividades ao ar livre. 

Ainda por cima, os benefícios das brincadeiras ao ar livre são inúmeros, tanto ao nível do desenvolvimento como da saúde. E que tal ir brincar com o seu filho... fora de casa?




 «O contacto com a natureza e com vários tipos de patogéneos cria nas defesas da criança uma memória imunitária que favorece a sua capacidade de resistir a infecções. A asma e as doenças de auto imunidade estão mais presentes nos países industrializados, por um lado, pela poluição e, por outro, pela redoma em que as crianças tendem a viver», afirma Mónica Pinto, pediatra do desenvolvimento.




Outra atividade de exterior que agrada muito grupos de crianças são as brincadeiras de roda, importantes para a sua socialização, sabe-se que unem através das canções e das mãos unidas. A afetividade é desenvolvida, fazendo a inclusão social da criança no meio em que vive; dessa forma, a brincadeira de roda participa da formação da personalidade da criança, que poderá com essa atividade, se tornar mais desinibida e assimilará o valor de conviver com os outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário