Translate

domingo, 25 de março de 2012

Brincar na rua no inverno - 12/01/12

Está aí o frio e, para muitas crianças, a vida transforma-se na rotina de ir e vir de casa para a escola e da escola para casa. Mas, não ficarão por acaso mais nervosos e propensos a zangar-se com os irmãos ou com os colegas e a fazer uma birra após duas horas fechados em casa ou numa sala? Certamente. Isto deve-se ao facto de não descarregarem a energia acumulada. A única maneira que têm de o fazer é a brincar e a mexer-se e, se for ao ar livre, melhor. “Mas assim passará o tempo todo constipado”, pensam alguns pais. Não é bem assim. Há que afastar ideias falsas sobre os riscos.


O parque, o melhor quarto de brinquedos

As crianças precisam de brincar livremente e se for ao ar livre tanto melhor.
Bom para a saúde: O exercício físico reforça o sistema imunitário e torna-os mais resistentes a infecções. Além disso, expor-se aos raios solares (no Inverno não é necessário usar protector solar a não ser que haja neve), faz com que a pele sintetize a vitamina D, de vital importância para os ossos.
Crianças mais criativas: Brincar na natureza com elementos e estímulos que não se encontram habitualmente no seu ambiente quotidiano estimula a curiosidade e obriga-os a tomar decisões ou a resolver pequenas dificuldades usando a imaginação. Muitos professores deram conta de que as crianças que são activas têm mais capacidade de prestar atenção na aula, seguir instruções ou colaborar em grupos.
Brincar com outras crianças: Estão numa idade na qual começam a deixar para trás o seu egocentrismo e a desfrutar cada vez mais do relacionamento com os seus semelhantes. As habilidades sociais aprendem-se e desenvolvem-se com a prática e o jogo espontâneo é a melhor forma de as favorecer.
Também é bom para os pais: Entre o trabalho, as responsabilidades da casa, os aborrecimentos... muitas vezes esquecemo-nos de como é divertido brincar com os nossos filhos. A nós também nos sabe bem um tempinho ao ar livre e fazer exercício. Além disso, depois de um tempo de brincadeira, iremos sentir-nos mais bem humorados, menos stressados, mais relaxados... e cansados para dormir melhor.


Como agasalhá-los?

Para que andem cómodos e quentinhos, o ideal é sobrepor várias camadas finas de roupa. A primeira, a roupa interior, protege. A segunda camada agasalha (camisola de malha, polar...) e a terceira (o casaco ou gabardine) isola, melhor se for impermeável (o mesmo que o calçado, com sola de borracha para evitar que escorregue).
- Se estiver muito frio, há que acrescentar luvas, um gorro que lhes cubra as orelhas e cachecol, ou melhor ainda, uma gola, mas confortável e segura porque não tem fios que se possam prender.
- O que fazer se suarem? A roupa interior absorve o suor (o melhor é escolher fibras naturais como o algodão do que sintéticas) e impede que o resto da roupa se molhe. Enquanto as peças exteriores estiverem secas, as crianças não passam frio.
- As camisolas e casacos de gola alta protegem do frio, desde que não piquem (são preferíveis as de fibra natural que as sintéticas) e convém levar outra camada por baixo para poder tirá-los se sentirem calor.
- Quando as temperaturas são muito baixas convém usar roupa térmica (camisola interior, calças e meias) como primeira camada.
- Se for para um local onde neve, é importante que a camada mais externa (incluíndo as luvas) seja completamente impermeável, para evitar que passem frio caso se molhem. Para além disso, há que aplicar-lhes protecção solar alta na cara e nos lábios (não esquecer o pescoço e as orelhas se os levarem descobertos).


Sem comentários:

Enviar um comentário