Translate

terça-feira, 27 de março de 2012

A origem do DIa do Pai

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).


Seguindo a tradição, nos Estados Unidos ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).

No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. No Brasil a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.




Sem comentários:

Enviar um comentário